data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
O Conselho Municipal de Educação (CME) fará uma cerimônia, nesta quarta-feira, às 19h, de certificação de escolas de Educação Infantil privadas de Santa Maria. Neste ano, são 25 instituições recebendo o selo que tem validade até 2023. Conforme Luciane Maffini Schlottfeldt, presidente do CME, esse documento fornece a legalização das escolas. Com ele e com os alvarás concedidos, fica garantida a regulamentação.
UFN divulga aprovados no vestibular de verão 2021 nesta segunda
No total, 25 novas instituições receberão o selo, algumas novas e outras que já funcionavam sem estarem legalizadas. Essas escolas recebem alunos de 0 aos 5 anos e, anteriormente, eram conhecidas como creches. Essa certificação específica é fornecida para aquelas pertencentes à rede privada de ensino. A cerimônia será exibida no canal do YouTube do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal.
ANO LETIVO
Conforme Luciane, o ano letivo de 2020 aconteceu em um período de excepcionalidade. Por isso, a prioridade foi manter o vínculo com o aluno para que o trabalho educacional pudesse seguir acontecendo mas, desta vez, de forma remota. O CME propôs uma regulamentação que facilitasse o cumprimento das horas de aula e das atividades desenvolvidas. Para 2021, o objetivo é conseguir retomar o conteúdo e práticas que possam ter ficado prejudicadas por conta da pandemia.
VÍDEO: mãe de aluno presenteia professoras com ensaio fotográfico
- Entendemos que sempre teremos perdas [com o ensino remoto] porque nosso trabalho é presencial. Criamos uma forma de não perder o vínculo com o aluno. Para 2021, teremos que pensar em recuperar atividades de 2020. Nós entendemos que esse vínculo permaneceu, mas que precisamos de uma retomada que contemple o que seria trabalhado na organização do conteúdo da criança durante este ano - comenta Luciane.